quinta-feira, 28 de junho de 2012

Buenos Aires pernambucana vira reduto de torcedores do Boca


Buenos Aires, noite de quarta-feira. Enquanto Boca Juniors e Corinthians iniciavam a disputa pelo título da Libertadores, as ruas da cidade recebiam vários torcedores do clube argentino, que não puderam comparecer ao estádio de La Bombonera. Tudo estaria dentro do script, se o local em questão não estivesse na Zona da Mata de Pernambuco. Apesar de homônimas, as cidades estão separadas por nada menos que 4.832km.
Na “filial” brasileira, o alfajor foi tranquilamente trocado pela pamonha e o tango não é nem sequer conhecido. Na terra onde a economia é mobilizada pela cana-de-açúcar, o forte mesmo é o forro. Mas quando o assunto é futebol, não existem diferenças entre hermanos e brasileiros.
buenos aires pernambuco (Foto: Elton de Castro / GloboEsporte.com)
A paixão pelo Boca mobilizou boa parte dos 13 mil moradores, que chegaram a aproveitar o espaço preparado para as festas juninas para acompanhar o duelo contra o Timão. Cerca de 100 torcedores fizeram da praça local uma mini Bombonera.
- Não tem como comparar Boca e Corinthians. Seria a mesma coisa que você falar de Flamengo e Central. O Boca é um clube com vários títulos, e o Corinthians nunca ganhou nada. Vamos ser campeões facilmente.Um dos mais empolgados era o comerciante Carlos Augusto, que afirmou uma paixão incondicional pelo futebol argentino.
Mas a praça não era o único reduto “argentino” da cidade. Um pouco mais afastado, um grupo de aficionados pelo futebol do astro Riquelme criaram uma sede para acompanhar a partida. Idealização do presidente do Boca Juniors local, José Paulo, que não se cansou de declarar seu amor pelo clube.
buenos aires pernambuco (Foto: Elton de Castro / GloboEsporte.com)
- Desde que vi esse clube jogar (Boca Juniors) não consegui deixar de torcer por ele. É um sentimento que não se explica. Por isso, montamos tudo isso aqui para comemorar a vitória do Boca.
A empolgação era tanta que nem mesmo o primeiro tempo aguado conseguiu diminuir a felicidade dos torcedores. Até mesmo aqueles que torciam por outras equipes, como Daniel de Souza, que vestiu a camisa azul e ouro só por vingança. Vascaíno, ele espera que o Timão siga sem conquistar uma Libertadores.
- Não fosse o Diego Souza, essa final era com o Vasco, porque o Santos é muito fraco. Mas como não deu, vou secar esse timinho torcendo pelo Boca. Vamos ganhar os dois jogos.
Se a festa estava grande, ficou ainda maior quando, aos 28 minutos da etapa final, Roncaglia aproveitou o vacilo da zaga corintiana para fazer 1 a 0. Por alguns minutos, a pacata cidade foi tomada pela comemoração dos 'xeneizes de ocasião'. A única falha na “Bombonera” pernambucana foram os gritos da torcida, que ficaram muito longe dos cânticos dos hermanos.
buenos aires pernambuco (Foto: Elton de Castro / GloboEsporte.com)
Porém, Buenos Aires-PE não é formada apenas por argentinos genéricos. Mesmo em território inimigo, a fiel torcida do Corinthians se fez presente. Acompanhado de mais dois corajosos amigos, José Fernando não se sentiu ameaçado perante os donos da casa. Bastou Romarinho vencer a zaga do Boca e, com um toque de classe, empatar o jogo para os representantes da nação alvinegra zombar dos rivais.
- Agora ninguém segura o Corinthians, vamos ser campeões. Tenho certeza que sairemos da fila. Agora é levar para São Paulo e mostrar para eles o que é o Corinthians - disse o entusiasmado José Fernando.
Com o empate, as duas torcidas foram para casa com uma certeza: quarta-feira que vem tem muito mais emoção.
(Fonte: g1.com)