quinta-feira, 28 de junho de 2012

Satélite da Nasa capta fenômeno que lembra arco-íris



Imagem feita pelo satélite Aqua, da Nasa, mostra um fenômeno conhecido como Glória, uma formação de anéis coloridos que lembram um arco-íris. (Foto: Nasa)



O satélite Aqua, da Nasa, a Agência Espacial dos Estados Unidos, capturou uma imagem de um fenômeno conhecido como glória, uma formação de anéis coloridos que lembram um arco-íris, mas são produzidos de maneira diferente. O fenômeno foi visto em uma camada de nuvens stratocumulus sobre o Oceano Pacífico.

No chão ou do ar, as glórias aparecem como formações circulares. Na imagem, eles aparecem como linhas contínuas por conta da movimentação do satélite.

Além da glória é possível ver formações conhecidas como vórtices turbulentes von Karman. No centro da imagem, também é possível ver a ilha de Guadalupe, que aparece entre as nuvens.



fonte epoca.com.br