sexta-feira, 20 de julho de 2012

Cem mil protestam em Madri contra pacote de austeridade




Espanhóis vão às ruas em oitenta cidades do país contra as medidas de ajuste


Manifestantes se concentraram na tradicional praça Puerta del Sol, em Madri (Sergio Perez / Reuters)

Cerca de 100 mil pessoas ocuparam as ruas de Madri nesta quinta-feira em mais um dia de protestos contra as últimas medidas de austeridade do governo de Mariano Rajoy, anunciadas na semana passada, que preveem a elevação de impostos, a suspensão do abono de Natal para os funcionários públicos e a redução do valor do seguro desemprego. Convocadas pelas centrais sindicais e organizadas pelas redes sociais, manifestações aconteceram também em outras 80 cidades do país, incluindo Barcelona, Bilbao, Sevilha e Valência.

"Mãos ao alto! Isto é um assalto", gritavam os manifestantes contra o novo pacote de austeridade do governo, que pretende poupar até 65 bilhões de euros até o final de 2014. Entre os insatisfeitos estavam policiais, bombeiros, agentes administrativos, aposentados e estudantes. "Quero o meu Natal", diziam cartazes atacante o governo pela suspensão do abono.

O orçamento do espanhol para 2012, que já era de uma austeridade histórica visando poupar 27,3 bilhões de euros, não foi suficiente e Madri terá que se submeter a novas exigências de Bruxelas em troca de um prazo mais amplo para reconduzir seu déficit público a 3% do PIB e de uma ajuda aos bancos espanhóis, de até 100 bilhões de euros.