Espanhóis vão às ruas em oitenta cidades do país contra as medidas de ajuste
Manifestantes se concentraram na tradicional praça Puerta del Sol, em Madri (Sergio Perez / Reuters)
Cerca de 100 mil pessoas ocuparam as ruas de Madri nesta quinta-feira em mais um dia de protestos contra as últimas medidas de austeridade do governo de Mariano Rajoy, anunciadas na semana passada, que preveem a elevação de impostos, a suspensão do abono de Natal para os funcionários públicos e a redução do valor do seguro desemprego. Convocadas pelas centrais sindicais e organizadas pelas redes sociais, manifestações aconteceram também em outras 80 cidades do país, incluindo Barcelona, Bilbao, Sevilha e Valência.
"Mãos ao alto! Isto é um assalto", gritavam os manifestantes contra o novo pacote de austeridade do governo, que pretende poupar até 65 bilhões de euros até o final de 2014. Entre os insatisfeitos estavam policiais, bombeiros, agentes administrativos, aposentados e estudantes. "Quero o meu Natal", diziam cartazes atacante o governo pela suspensão do abono.
O orçamento do espanhol para 2012, que já era de uma austeridade histórica visando poupar 27,3 bilhões de euros, não foi suficiente e Madri terá que se submeter a novas exigências de Bruxelas em troca de um prazo mais amplo para reconduzir seu déficit público a 3% do PIB e de uma ajuda aos bancos espanhóis, de até 100 bilhões de euros.