sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Queda de avião mata dezenove pessoas no Nepal


Piloto teria perdido o controle ao tentar um pouso de emergência perto do aeroporto de Katmandu. Doze das vítimas eram turistas estrangeiros


Avião caiu minutos após ter decolado do aeroporto de Katmandu, no Nepal (AFP)

Um avião com 19 pessoas a bordo caiu poucos minutos após decolar do aeroporto de Katmandu na manhã desta sexta-feira, no Nepal, sem deixar sobreviventes. A aeronave, da companhia Sita Air, seguia para a pequena cidade de Lukla, nas redondezas do monte Everest, e pegou fogo logo depois da queda. O local costuma ser o ponto de partida para turistas que pretendem visitar a cordilheira do Himalaia.

Segundo o porta-voz da polícia local, Binod Singh, doze das vítimas eram estrangeiros – sete turistas britânicos e cinco chineses. Os outros sete a bordo eram nepaleses, incluindo os membros da tripulação. Para Singh, o piloto tentou realizar um pouso de emergência no leito do rio Manohara, mas acabou perdendo o controle do avião. Bombeiros da região foram acionados após a queda e conseguiram controlar as chamas na aeronave. Funcionários do aeroporto de Katmandu suspeitam que o choque contra um pássaro durante a decolagem tenha sido uma das causas da queda.


AFP

Bombeiros tentam apagar fogo dos destroços

Reincidência - Os aviões são um importante meio de transporte no país montanhoso e de estradas precárias. O Nepal tem 16 companhias aéreas domésticas e 49 aeroportos. Em meio a condições meteorológicas adversas e a pistas de pouso difíceis, os acidentes aéreos são relativamente frequentes no país. Em maio,quinze pessoas morreram em uma queda no norte do Nepal. Em setembro de 2011, um avião perdeu o controle em meio a uma intensa tempestade e perto de Katmandu,vitimando as 19 pessoas a bordo.