quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Chuva deixa SP em estado de atenção nesta quarta-feira

 
Nuvens escuras antes da chuva forte (Foto: Willians Queiroz/Futura Press/Estadão Conteúdo)
A chuva forte que atinge São Paulo na tarde desta quarta-feira (19) causou pontos de alagamento, afetou o funcionamento do Aeroporto de Congonhas e complicou o trânsito na capital paulista. A Zona Oeste foi a mais afetada pelo temporal.

O Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), da Prefeitura de São Paulo, decretou estado de atenção em todas as regiões da capital paulista. Às 17h05, estavam em atenção as zonas Norte, Oeste, Sul, o Centro e as marginais Pinheiros e Tietê. As outras regiões entraram às 17h30.

Lapa: estado de alerta
De acordo com o CGE, o bairro da Lapa entrou em estado de alerta às 18h por causa do transbordamento do Ribeirão Vermelho.

Aeroporto
O Aeroporto de Congonhas fechou para pousos e decolagens às 17h44, de acordo com a Infraero.
 
Chuva forte na região da Avenida Luís Carlos
Berrini (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)

Alagamentos
Por volta das 17h55, foram registrados ao menos seis pontos de alagamento, dois deles intransitáveis:

- Avenida Queiroz Filho, sentido do Jaguaré,
- Avenida 23 de Maio, na região do Ibirapuera, na altura do viaduto General Euclides de Figueiredo.

Bloqueio
Devido ao risco de alagamento no local, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que está realizando bloqueios temporários no Túnel do Anhangabaú, na pista sentido aeroporto, no horário. A CET recomenda aos motoristas que busquem caminhos alternativos.

Lentidão no trânsito
A CET registrou 172 km às 18h. No horário, os principais pontos de congestionamento eram:

- Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, pista expressa, da Rodovia Castelo Branco até a Ponte da Vila Guilherme (15,4 km)
- Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, pista local, da Ponte do Piqueri até a Ponte da Vila Guilherme (10,0 km)
- Marginal Pinheiros, sentido Castello Branco, pista expressa, da Avenida Jornalista Roberto Marinho até Ponte do Jaguaré (9,3 km)
- Corredor Norte/Sul, sentido Aeroporto, da Praça da Bandeira até o Viaduto João Julião da Costa Aguiar (8,7 km)

Instabilidades climáticas
O CGE informa que a chuva foi provocada por áreas de instabilidade, associadas ao forte calor que atingiu a cidade nesta quarta. No fim da tarde, a chuva era moderada, com pontos mais fortes, nos bairros Pirituba, Jaraguá, Lapa, Butantã e Campo Limpo. Na Grande São Paulo, havia chuva entre Osasco e Taboão da Serra.

A previsão para os próximos dias é de sol, calor e pancadas isoladas de chuva no fim da tarde. Nesta quinta-feira (20), os termômetros oscilam entre 20ºC e 31ºC na Grande São Paulo. O verão começa na sexta-feira (21), outro dia de sol e calor, com máximas que podem superar os 32ºC, ainda segundo previsão do CGE.