quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Prefeito de Toronto agora admite que comprou drogas nos últimos anos


Vereadores pediram que Rob Ford, que já havia confessado ter fumado crack com traficantes, renuncie ao cargo


O prefeito Rob Ford posa com um boneco que leva seu rosto (The Canadian Press/Frank Gunn/AP)

O prefeito de Toronto, Rob Ford, admitiu nesta quarta-feira durante um acalorado debate na Câmara Municipal que comprou drogas nos últimos dois anos – período em que ele esteve à frente do executivo da maior cidade do Canadá. Essa foi a primeira vez que Ford, que já havia confessado ter fumado crack durante “uma bebedeira” há cerca de um ano, admitiu ter comprado drogas ilícitas – embora ele não tenha especificado quais foram. O prefeito, porém, acrescentou não ser “um viciado”.

A declaração ocorreu quando um dos vereadores perguntou diretamente a Ford se ele tinha comprado drogas. "Sim, comprei", disse ele após uma pausa. Para adicionar mais um elemento surreal à história, Ford havia ido à Câmara de Toronto para defender um projeto que previa a obrigatoriedade de teste de drogas para os vereadores. O projeto foi rejeitado. No lugar dele, 41 dos 44 parlamentares municipais aprovaram uma moção pedindo a renúncia de Ford. O efeito foi mais simbólico, já que a Câmara não tem o poder de destituir o prefeito. Entre os poucos vereadores que votaram contra a moção estava Doug Ford, irmão do prefeito.

Logo após as declarações do prefeito, a polícia de Toronto anunciou que vai investigar se o prefeito cometeu algum crime ao comprar as drogas. Em declarações nas últimas semanas, desde que a controvérsia sobre seu uso de drogas passou a dominar o noticiário, Ford vem repetindo que não pretende renunciar.

O inferno astral do prefeito vem ocorrendo desde maio, quando dois veículos de comunicação divulgaram a existência de um vídeo que mostraria o prefeito fumando crack na companhia de traficantes. Por meses, Ford negou a existência de tal registro, mas no dia 5 de novembro, após a polícia divulgar que havia apreendido uma cópia, Ford finalmente admitiu ter consumido a droga. Ele negou ter mentido sobre o assunto e disse não se lembrar exatamente do episódio, afirmando que ele ocorreu durante uma “bebedeira”.

A dependência de Ford com o álcool é conhecida pela população desde as eleições de 2010. Hoje, no entanto, Ford diz que esse assunto está superado, e que todo “mundo comete erros”. “Talvez não tão graves como os meus erros. Mas todo o mundo comete erros”, disse ele nesta quarta-feira na Câmara.

Também nesta quarta-feira, uma pesquisa da Ipsos-Reid encomendada por várias emissoras de rádio e TV da cidade mostrou que 76% dos eleitores de Toronto acreditam que Ford deve renunciar ou pelo menos tirar uma licença.