Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto: JC Barboza / Viação Garcia
Fotos: Adriano Minervino / Rodrigo Gomes

Segundo informações do site Ônibus Brasil, a tradicional empresa paranaense Viação Garcia foi vendida para a conterrânea Brasil Sul. Ainda fazem parte da compra as demais empresas que compõe o Grupo Garcia que são elas a Viação Ouro Branco e Princesa do Ivaí. A empresa pertencia desde dezembro de 2010 ao empresário gaúcho Mário Luft.
Ainda segundo o Ônibus Brasil, juntas, as quatro empresas representam a quinta maior empresa de ônibus do país e a maior da região sul do Brasil.


A história da Garcia
A Viação Garcia nasceu em 1934, quase simultaneamente com o município de Londrina, num tempo em que as cidades iam surgindo em torno das paradas de ônibus. No início da década de 1930, a região Norte do Paraná era chamada de ``o novo Eldorado´´ e atraía migrantes e imigrantes.
A colonizadora inglesa Companhia de Terras Norte do Paraná nomeou o mecânico alemão Mathias Heim responsável pela administração do transporte dos pioneiros e imigrantes. Heim procurou um sócio para ajudar a vencer o desafio. Encontrou o jovem imigrante espanhol Celso Garcia Cid e, em 15 de janeiro de 1934, foi criada a Companhia Rodoviária Heim & Garcia, a segunda do setor estabelecida legalmente no Brasil. O município de Londrina foi fundado em 10 de dezembro de 1934. Ainda em 1934, a pedido de Celso Garcia Cid, seu caminhão Ford foi transformado na primeira jardineira da empresa, carinhosamente chamada de Catita.
Em outubro de 1937, com a saída de Mathias Heim, entrou em cena outro imigrante espanhol, José Garcia Villar. A partir de 1º de fevereiro de 1938, foi criada a Empresa Rodoviária Garcia & Garcia. A nova sociedade funcionou como uma engrenagem perfeita. Celso Garcia Cid era o acelerador e José Garcia Villar a embreagem. A ousadia e o empreendedorismo de Celso Garcia Cid impulsionavam a expansão da empresa. O controle e a administração de Garcia Villar faziam a companhia crescer com segurança e saúde financeira.
A Viação Garcia cresceu no ritmo acelerado que impulsionou o desenvolvimento de vários municípos do Norte do Paraná, transportando pioneiros, imigrantes, colonizadores, trabalhadores e empreendedores.
Com orgulho de fazer parte da história de Londrina, a Viação Garcia comemora seu aniversário juntamente com o do município, dia 10 de dezembro.
Divulgação da informação no site Ônibus Brasil: https://www.facebook.com/onibusbrasil/photos/a.469035846448462.108115.209880032364046/745679448784099/?type=1&stream_ref=10
Matéria / Texto: JC Barboza / Viação Garcia
Fotos: Adriano Minervino / Rodrigo Gomes
Segundo informações do site Ônibus Brasil, a tradicional empresa paranaense Viação Garcia foi vendida para a conterrânea Brasil Sul. Ainda fazem parte da compra as demais empresas que compõe o Grupo Garcia que são elas a Viação Ouro Branco e Princesa do Ivaí. A empresa pertencia desde dezembro de 2010 ao empresário gaúcho Mário Luft.
Ainda segundo o Ônibus Brasil, juntas, as quatro empresas representam a quinta maior empresa de ônibus do país e a maior da região sul do Brasil.

A história da Garcia
A Viação Garcia nasceu em 1934, quase simultaneamente com o município de Londrina, num tempo em que as cidades iam surgindo em torno das paradas de ônibus. No início da década de 1930, a região Norte do Paraná era chamada de ``o novo Eldorado´´ e atraía migrantes e imigrantes.
A colonizadora inglesa Companhia de Terras Norte do Paraná nomeou o mecânico alemão Mathias Heim responsável pela administração do transporte dos pioneiros e imigrantes. Heim procurou um sócio para ajudar a vencer o desafio. Encontrou o jovem imigrante espanhol Celso Garcia Cid e, em 15 de janeiro de 1934, foi criada a Companhia Rodoviária Heim & Garcia, a segunda do setor estabelecida legalmente no Brasil. O município de Londrina foi fundado em 10 de dezembro de 1934. Ainda em 1934, a pedido de Celso Garcia Cid, seu caminhão Ford foi transformado na primeira jardineira da empresa, carinhosamente chamada de Catita.
Em outubro de 1937, com a saída de Mathias Heim, entrou em cena outro imigrante espanhol, José Garcia Villar. A partir de 1º de fevereiro de 1938, foi criada a Empresa Rodoviária Garcia & Garcia. A nova sociedade funcionou como uma engrenagem perfeita. Celso Garcia Cid era o acelerador e José Garcia Villar a embreagem. A ousadia e o empreendedorismo de Celso Garcia Cid impulsionavam a expansão da empresa. O controle e a administração de Garcia Villar faziam a companhia crescer com segurança e saúde financeira.
A Viação Garcia cresceu no ritmo acelerado que impulsionou o desenvolvimento de vários municípos do Norte do Paraná, transportando pioneiros, imigrantes, colonizadores, trabalhadores e empreendedores.
Com orgulho de fazer parte da história de Londrina, a Viação Garcia comemora seu aniversário juntamente com o do município, dia 10 de dezembro.
Divulgação da informação no site Ônibus Brasil: https://www.facebook.com/onibusbrasil/photos/a.469035846448462.108115.209880032364046/745679448784099/?type=1&stream_ref=10