terça-feira, 10 de junho de 2014

São Paulo Alckmin garante: haverá metrô no dia de abertura da Copa

Governador afirmou que nova paralisação não faz sentido - e que seria puro oportunismo


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin: transporte até o estádio está garantido (Eduardo Biermann)

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, garantiu nesta terça-feira que o serviço de metrô funcionará normalmente na próxima quinta, dia em que o estádio do Itaquerão, na Zona Leste da capital paulista, sediará a abertura da Copa do Mundo. A cidade viveu dias de caos durante a greve dos metroviários, que teve início na quinta-feira da semana passada e foi suspensa na noite desta segunda. Na assembleia que definiu a retomada das atividades, os metroviários agendaram para a noite desta quarta-feira uma reunião em que vão decidir se retomam a greve – o que poderia provocar uma paralisação do sistema justamente no dia da abertura do Mundial.

Alckmin disse ainda que não faz sentido que os funcionários do metrô retomem greve, uma vez que a Justiça já considerou a paralisação abusiva. “Espero que não haja um grupo querendo fazer o desastre pelo desastre, o caos pelo caos”, afirmou o governador, após participar de um fórum organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o governo estadual.

Sobre as 42 demissões anunciadas na segunda-feira, Alckmin afirmou que a decisão se deu porque os funcionários invadiram a estação e provocaram atos de vandalismo, e não porque aderiram à greve. “Voltando ao trabalho não haverá mais demissões. O governo tem que garantir transporte a 5 milhões de pessoas que querem trabalhar”, completou.

(Com agência EFE)