quinta-feira, 28 de junho de 2012

Bomba explode em ônibus que transportava xiitas no Paquistão



Ao menos onze pessoas, entre elas nove peregrinos xiitas, morreram nesta quinta-feira (28) na explosão de uma bomba no sudoeste do Paquistão, indicou uma fonte policial.

O incidente ocorreu em Hazarganji, nas proximidades de Quetta, capital da província de Baluchistão, que possui enormes reservas de petróleo e gás e faz fronteira com o Irã e Afeganistão.

"Uma bomba explodiu um ônibus que transportava xiitas paquistaneses do Irã para Quetta. Oito pessoas morreram, incluindo nove peregrinos xiitas e dois policiais que faziam sua escolta", disse à AFP Hamid Shakeel, oficial de polícia.

"A investigação inicial sugere que a bomba foi ativada a distância. A bomba foi colocada em um carro e explodiu na passagem do ônibus", informou.

Mais de 20 pessoas também ficaram feridas no ataque.

Outro oficial da polícia, Sikandar Tareen, confirmou as mortes.
Homens fazem procura nos restos de ônibus destruído por explosão em Quetta, no Paquistão, nesta quinta (28) (Foto: AP)

Foco de violência
O Baluchistão se tornou foco da violência entre a maioria sunita e a minoria xiita, que somam cerca de um quinto dos 167 milhões de habitantes do país.

Nesta quinta-feira, outras oito pessoas foram mortas em um ataque que ocorreu em Bara, a principal cidade da conturbada região tribal de Khiber, um reduto de militantes do Talibã ligados à Al-Qaeda, vizinha da fronteira afegã.
Soldado à frente de restos de ônibus destruído por explosão em Quetta, no Paquistão, nesta quinta (28) (Foto: Reuters)