quinta-feira, 28 de junho de 2012

Ministros recebem mais que Dilma e superam teto




















Mantega é um dos ministros a ganhar mais que a presidente por causa de participação em conselhos (Foto: Antônio Cruz/ABr)A divulgação dos salários do Executivo, feita na noite desta quarta-feira (27), mostrou a presidente Dilma Rousseff atrás no ranking dos maiores contracheques da Esplanada, segundo levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo.



Quem ganha mais são os ministros do Planejamento, Miriam Belchior, e da Fazenda, Guido Mantega, que receberam R$ 43.202,58, por causa da participação deles em conselhos da Petrobras e da Petrobras Distribuidora. Os cargos acrescentam aos salários-base dos ministros mais de R$ 16 mil. Com as deduções de Previdência e imposto de renda, o salário líquido de cada um foi de R$ 36.297,94.

Os valores ultrapassam o teto do funcionalismo, de R$ 26.723,13 – valor recebido pela presidente Dilma, conforme seu último contracheque. Com os descontos, ela obteve R$ 19.818,49 em maio.

Segundo o jornal, outros nove ministros ganharam mais que a presidente. Uma delas foi Tereza Campello (Desenvolvimento Social), que recebeu R$ 24.571,39 líquidos, graças à atuação na Petrobras Biocombustível, que paga R$ 4.752,90. Outro foi Wagner Bittencourt (Aviação Civil), que ganhou R$ 24.054,49 com os R$ 4.145,49 referentes à participação em reuniões de conselho da Eletrobrás.

A divulgação dos salários atende à Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor em maio. As remunerações do mês passado podem ser consultadas no Portal da Transparência. O governo federal divulgou na internet os salários da presidente, seus ministros e mais de 40 mil servidores públicos federais. Aparecem remunerações básicas e eventuais, como gratificação natalina e férias, abate-teto, deduções obrigatórias e jetons (remuneração por participação em conselhos).

O Legislativo federal e o Judiciário também devem colocar informações na internet, mas não marcaram data para isso.



fonte: epoca.com.br