sexta-feira, 29 de junho de 2012

Procurador denuncia Arruda e outros 37 suspeitos de envolvimento no mensalão do DEM


 

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse nesta sexta-feira (29) que denunciou ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ) 38 pessoas suspeitas de envolvimento no escândalo de corrupção que ficou conhecido como “Mensalão do DEM”.

Segundo Gurgel, entre os denunciados está o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, considerado o chefe do esquema de pagamento de propina no DF.

De acordo com a Agência Brasil, o procurador acredita que a investigação de três anos juntou provas conclusivas sobre a existência do esquema de corrupção.
Segundo o procurador, o Ministério Público provou que empresas beneficiadas em contratos sem licitação com o governo do DF pagavam propina regular, muitas vezes mensal, a políticos aliados do governo. Os envolvidos foram denunciados pelos crimes de corrupção ativa (empresários) e passiva (políticos) e lavagem de dinheiro. O processo corre no Superior Tribunal de Justiça (STJ) devido ao foro privilegiado do conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal Domingos Lamoglia, afastado do cargo desde 2009.


Segundo o portal G1, os advogados dos acusados só se manifestarão quando receberem a notificação da Justiça.

O procurador ainda não divulgou o nome das 38 pessoas denunciadas, mas disse que além de Arruda, também denunciou Durval Barbosa, o delator do esquema, e todos os deputados distritais que apareceram nos vídeos de Barbosa.

Neste mês, a Justiça do Distrito Federal já se manifestou sobre dois ex-deputados distritais acusados de participar do mensalão do DEM. A ex-deputada Eurides Brito foi obrigada a devolver R$ 3,5 milhões aos cofres públicos, e o ex-deputado Junior Brunelli, que ficou conhecido pelo vídeo da “oração da propina”, foi condenado a devolver R$ 1,4 milhão. Ambos perderam os direitos políticos e disseram que vão recorrer.

(fonte epoca.com.br)