domingo, 5 de agosto de 2012

Clint Eastwood anuncia apoio à candidatura de Mitt Romney


'O país precisa de um impulso', defendeu o ator e diretor de cinema, de 82 anos


Clint Eastwood oficializou seu apoio em um evento para arrecadar verba para a campanha de Romney (Getty Images)

O republicano Mitt Romney ganhou um reforço de peso em sua corrida contra Barack Obama pela Casa Branca. Em um evento para arrecadar verbas de campanha, realizado no estado de Idaho, na noite de sexta, o ator, diretor e ícone americano Clint Eastwood, de 82 anos, anunciou o seu apoio ao ex-governador de Massachusetts nas eleições presidenciais de novembro.


"O país precisa de um impulso", declarou o vencedor do Oscar, após ser chamado para o palco pelo próprio Romney. "Ele vai restaurar um sistema fiscal digno, que precisamos tanto, para que exista justiça e as pessoas não sejam colocadas umas contra as outras, sobre quem está pagando impostos e quem não está."

Eastwood também relatou para os convidados qual a sua impressão sobre Romney quando o conheceu pela primeira vez, durante a campanha do republicano para o governo de Massachusetts em 2002. O ator contou que pensou: "Esse cara é muito bonitão para ser governador. Mas ele bem que poderia ser presidente". Visivelmente empolgado com o apoio, Romney citou uma famosa frase do detetive Harry Callahan, do filme Dirty Harry, um dos mais famosos personagens de Eastwood: "Ele fez o meu dia".

Controvérsia - Em fevereiro, Eastwood foi criticado por republicanos após estrelar umcomercial da montadora Chrysler, exibido durante o concorrido intervalo do Super Bowl - a final do futebol americano -, que indiretamente apoiaria a reeleição de Obama. Na peça publicitária, o ator fala sobre uma "virada de jogo" na situação economica do país. "Estamos no intervalo, América. E o nosso segundo tempo está para começar". Na época, Eastwood negou as acusações. "Não estou filiado politicamente a Obama; o anúncio deveria ser uma mensagem sobre o crescimento do emprego e o espírito dos Estados Unidos", justificou.