O primeiro lote de jatos de caça F-16 comprados pelo Iraque deverão ser entregues em dois anos, disseram as autoridades dos EUA nesta terça-feira, enquanto um líder militar norte americano estave numa visita a Bagdá.
Washington concordou no ano passado em vender 36 caças F-16 para Bagdá, num acordo de vários bilhões de dólares destinados a aumentar as capacidades da nascente Força Aérea do Iraque, um ponto fraco nas suas defesas nacionais.
O primeiro lote de caças F-16 deverá ser entregue ao Iraque em setembro de 2014, disseram as autoridades dos EUA, falando sob condição de anonimato.
Eles disseram que, até agora, os EUA concordaram em negócios no valor de US$ 12 bilhões com o Iraque, que abrange a venda de armas e treinamento. O Iraque também expressou interesse em comprar sistemas de radar e defesa aérea, disseram.
Enquanto as forças de segurança do Iraque são consideradas como capazes de manter a segurança interna, as autoridades iraquianas e americanas reconhecem que não conseguem proteger o espaço aéreo do Iraque, fronteiras ou águas territoriais.
Até o ano passado, quando as forças americanas se retiraram do Iraque, as tropas americanas ajudaram Bagdá a realizar essas tarefas.
As notícias ocorrem enquanto o general Martin Dempsey, presidente da junta de chefes de equipe dos EUA se reuniu com o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, e o chefe do exército iraquiano o tenente-general Babaker Zebari, em Bagdá.