sábado, 15 de fevereiro de 2014

Horário de verão acaba à 0h deste domingo

Relógios devem ser atrasados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste


Carioca aproveita o pôr-do-sol na praia de Ipanema (AFP)

Depois de 119 dias, o horário de verão terminará na noite deste sábado. À 0h de domingo, os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. O horário diferenciado para os estados estava em vigor desde 20 de outubro do ano passado. A medida pretende reduzir o consumo de energia gerada por termoelétricas, ao aproveitar a maior luminosidade ao longo do dia nesta época do ano, principalmente das 18 às 21 horas.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a medida levou a uma redução da demanda por energia no horário de pico de consumo de 2.565 megawatts. De acordo com o órgão, esse resultado corresponde a uma economia de 405 milhões de reais. Neste ano, o horário de verão permitiu uma economia de energia de 4,6%. O valor é quase quatro vezes o obtido com a adoção do horário em 2012, que ficou entre 130 e 150 milhões de reais.