sexta-feira, 13 de junho de 2014

Entre desilusão e otimismo, manifestantes avaliam legado de um ano de protestos



Participantes de protestos de 2013 opinam quanto a se o país e suas comunidades mudaram após manifestações

Passado um ano desde o início da onda de protestos populares que se espalhou pelo país, como as pessoas que tomaram as ruas em 2013 avaliam os efeitos que os protestos tiveram?

A BBC Brasil revisitou cinco jovens de diferentes perfis e graus de militância política que haviam sido entrevistados pela reportagem em julho passado após participarem dos protestos em suas cidades.

CliqueLeia aqui a reportagem original, publicada no ano passado

Na época, Denis Neves havia se convertido em uma liderança comunitária na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, após organizar uma caminhada pacífica e se reunir com o então governador Sergio Cabral e o prefeito Eduardo Paes. Hoje ele se sente desmotivado com a falta de avanços em sua comunidade.

Já Lúcio Amorim, também do Rio, acha que, apesar de poucas mudanças práticas, o grande legado dos protestos é o fato de a política ter entrado de vez nos debates populares. "Tenho fé na próxima geração se conscientizando sob essa nova ótica", avalia.