“LOW COST” DA LUFTHANSA DESCOLA DE BERLIM A 2 DE JUNHO
A alemã Lufthansa está prestes a lançar uma operação de aviação de baixo custo, com a nova companhia Aviation Power que descolará do aeroporto de Berlim a 2 de Junho.
A nova Aviation Power, que é particapada em 49% pela Lufthansa e em 51 pela Manpower, terá um modelo de negócio semelhante às das “low cost” e contará com uma frota de 10 aviões, segundo noticiou hoje o Cinco Dias.
O jornal espanhol refere que a companhia aérea alemã vai aproveitar a inauguração do novo aeroporto de Berlim para arrancar com esta nova operação.
Os pilotos serão os mesmos da Lufthansa e ser-lhe-ão asseguradas as mesmas condições salariais, avançou a mesma fonte. No entanto, estes aceitaram alterar algumas alguns procedimentos, com vista a aumentar a produtividade em 10%.
Já o restante pessoal, que se inclui trabalhadores em terra e tripulantes (cerca de 300), serão contratados pela empresa de trabalho temporário, Manpower, em “condições de uma low cost”, sem vinculo à Lufthansa e por um período máximo de 2 anos, até que obtenham direitos de contrato efectivo.
Os 10 aviões da nova companhia aérea não poderão operar em rotas nos três principais “hubs” (placas giratórias) da Lufthansa, ou seja, em Frankfurt, Munique e Düsseldorf.
Com a Aviation Power, a Lufthansa passa a voar 19 rotas a partir de Berlin para o resto da Europa.
O jornal espanhol recorda ainda que a Lufthansa conseguiu lançar uma operação “low cost”, sem entrar em guerra com os pilotos. Recorde-se que os pilotos da espanhola Iberia têm avançado com sucessivas greves, por contestarem o modelo do Grupo IAG, dono da companhia aérea, de lançar uma “low cost”, a Iberia Express.