Os caças F-18 dos Blue Angels, o esquadrão de demonstração da Marinha dos EUA, foram um dos destaques no show aéreo realizado na Base Aérea de Andrews em 2012. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)
Este ano, a Base Aérea Conjunta de Andrews, próximo a Washington D.C., comemorou os 100 anos da Aviação do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, entre os dias 19 e 20 de maio, no show aéreo anual na base, o Joint Service Open House & Air Show. Acompanhe aqui no Cavok mais uma cobertura internacional de um show aéreo, com quase 150 fotos.
Mike Swanson, da equipe Red Bull Skydiving, chega ao solo com a bandeira norte americana. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)
O show foi aberto pelo comandante do Corpo de Fuzileiros Navais, General James F. Amos, com a ajuda da Banda da Força Aérea dos Estados Unidos. A queda tradicional bandeira foi feita por Mike Swanson, da equipe Red Bull Skydiving. Conforme a bandeira descia para o solo, o hino nacional era entoado, e as aeronaves Oracle Challenger III de Sean Tucker, e Extra 330SC de Mike Goulian circulavam o paraquedista com a bandeira. Posteriormente, ambos os pilotos realizaram suas rotinas de exibição individual no final do show.
O céu da Base da Força Aérea de Andrews foi preenchido com shows aéreos ininterruptos durante todo final de semana. O esquadrão Blue Angels da Marinha dos Estados Unidos, e os Golden Knights do Exército dos EUA foram os destaques no cartz de divulgação do evento. Mas as grandes estrelas no céu foram as aeronaves stealth Lockheed F-22 Raptor e Northrop B-2 Spirit, que voaram sobre a base aérea no sábado.
A área de exposição estática estava repleta, com warbirds e modernas aeronaves de todos os setores das Forças Armadas. A grande atração no solo foi o Super Guppy da NASA, com seu formato diferente. No sábado, o ator Elijah Kelly falou com o público, promovendo o filme Red Tails.
O Corpo de Fuzileiros Navais realizou impressionantes demonstrações com as suas aeronaves AV-8B Harrier e MV-22 Osprey. A Hawker Beechcraft trouxe a sua aeronave T-6C Texan de demonstração, pilotado por Michael “Game Show” Rambo. A Beechcraft está tentando comercializar uma versão de ataque do popular treinador, inclusive competindo com o Super Tucano no programa LAS da USAF.
A equipe do vôo Wounded Warrior voou com as aeronaves L-39C e Yak 9, tanto em exibições individuais como em voo de formação. A Red Bull Air Force levou sua equipe de paraquedismo, realizando um show junto com a demonstração em voo de Kirby Chambliss, voando o seu Edge 540, e Chuck Aaron, com seu helicóptero BO-105, que realizava manobras acrobáticas de tirar o fôlego.
O único Helldiver em condições de voo do mundo, o The Beast, voou no show aéreo em Andrews. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)
A equipe GEICO Skytypers, de Long Island, NY, demonstrou a sua ótima habilidade para voo em formação e escrita no céu com suas aeronaves SNJs (T-6). Mark Allen voou com o Helldiver SB2C “The Beast” da West Texas Wing da Commemorative Air Force (CAF). Este é o único Helldiver em voo no mundo!
Logo em seguida veio Vlado Lenoch, com seu P-51 Mustang e, assim que terminou sua apresentação solo, juntou-se ao F-22 Raptor pilotado pelo Major Henry “Schadow” Schantz, para realização do Heritage Flight da USAF. O Heritage Flight começou em 1997, e foi financiado pelo Departamento de Defesa em todos estes anos. Devido a cortes no orçamento do Departamento de Defesa, este não consegue mais bancar o Heritage Flight, que agora está sob a coordenação do Heritage Flight Foundation, uma entidade civil que permitirá que este importante show histórico continue atuando nos shows aéreos em todo o país.
Um agrado para a enorme multidão foi o desempenho do Flash Fire Jet Truck da Guarda Aérea Nacional, que com uma turbina de caça chamou a atenção para pista. Logo depois, o localmente baseado 1° Esquadrão de Helicópteros voou com um UH-1N Huey numa exibição com quatro exemplares voando em formação.
Após os helicópteros, entrou em cena Bill “Pirate” Mills, que fez uma apresentação inesquecível no Nanchang CJ-6A. E o show em Andrews terminou com os Blue Angels, o esquadrão de demonstração aérea da Marinha dos EUA, que com os caças F-18 Hornets realizaram mais um vôo de precisão. O C-130 “Fat Albert” dos Blue Angels não esteve presente no show, pois ele está sendo temporariamente substituído por um KC-130T, chamado de Earnie.
Uma aeronave HC-144A Ocean Sentry da Guarda Costeira dos EUA. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)
O show aéreo praticamente não teve intervalos, e a área de exposição estática contou com mais de 50 aeronaves. Além disso foram instalados dois mega telões para o público poder acompanhar em detalhes as apresentações. Cerca de 200.000 pessoas compareceram no final de semana, com um clima perfeito. Apesar disso tudo, infelizmente foi anunciado que, devido a cortes orçamentais, o show aéreo na Base Aérea de Andrews se tornará um evento bienal, depois de ser realizado anualmente desde 1950!